TOCADORES BRASIL CENTRAL E LITORAL SUL

Exibição de documentários, baile e convívio.
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa, 21 de Outubro.

No dia 21 de Outubro, quinta-feira, terá lugar no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, a exibição dos documentários “Tocadores Brasil Central” e “Tocadores Litoral Sul”, que apresentam um pouco das tradições musicais populares dos estados brasileiros de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Entorno do Distrito Federal.

O evento divulgará os resultados do projecto Tocadores, iniciativa de documentação e divulgação de tradições musicais populares.

Após a exibição dos documentários, haverá um baile informal com músicos portugueses ligados à música de tradição, provenientes de formações que têm tido um papel de destaque no movimento de recuperação da música e instrumentos portugueses e que apoiam esta iniciativa, como o Museu Nacional de Etnologia, Casa do Brasil de Lisboa, Tradisom, Instituto Camões, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Rádio Tropical, PédeXumbo, D’Orfeu, Associação Gaita de Foles, entre outros.
O projecto Tocadores e os documentários

Retratar a alma da gente simples que reparte connosco a sua sabedoria foi uma das propostas do projecto Tocadores nascido em 1998 e fundamentado numa pesquisa com artistas populares de duas regiões do Brasil: Brasil Central (Entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo).

O primeiro resultado do projecto foi em Agosto de 2002 com o lançamento do livro Tocadores – homem, terra, música e cordas, obra de 336 páginas com mais de 270 fotos, com quarenta tocadores entrevistados, versos de folia, partituras de fandango, afinações de violas e rabecas, catálogo de folias, etc.

Em Maio de 2003, um novo resultado também baseado na mesma pesquisa tornou-se realidade na forma de dois documentários: Tocadores – Brasil Central e Tocadores – Litoral Sul (Vencedor da categoria Melhor Média Metragem – III Ecocine – São Paulo – Brasil), primeira produção audiovisual da Olaria, Projetos de Arte e Educação.

Os documentários revelam nas falas e imagens de violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, o rico quotidiano desta gente e o seu amor pelo instrumento que tocam e muitas vezes constróem, as suas relações familiares, devoções, a lida com a terra, e outros elementos que compõe as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil.

Ficha Técnica

Títulos: Tocadores – Brasil Central e Tocadores – Litoral Sul
Gênero: Documentário
Duração: 24′ e 25′ respectivamente
Direção: Lia Marchi e L. M. Stein

Sinopse

O homem simples do campo, seu amor pela música, pelos instrumentos, pela terra e pelas tradições são os condutores para um registro poético e leve que retrata artistas e artesãos da música de tradição oral dos estados de Goiás e Minas Gerais (Brasil Central) e São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Litoral Sul).

Serviço

Exibição dos documentários Tocadores – Brasil Central e Tocadores – Litoral Sul (com a presença da realizadora do projeto, Lia Marchi) e Baile.

21 de outubro – Lisboa – Museu de Etnologia
Avenida Ilha da Madeira, 1400
Horário: 18:30
Informações: 21 – 304 11 60
Entrada livre