‘Cantos e Bailes da Galiza’, de José Inzenga

Cantos e Bailes da Galiza
José Inzenga

Estudo e edição crítica de José Luís
d. P. Orjais

Repertório básico da música tradicional galega, Cantos
y bailes de Galicia foi o resultado de uma encomenda do Ministerio de Gobernación
espanhol a José Inzenga para recolher a música tradicional de
todo o estado — o projecto, intitulado Cantos y bailes populares de España,
deu a lume em 1888 as partes correspondentes a Múrcia, Valência
e Galiza.


A parte correspondente à Galiza não conta com uma edição
desde meados do século xx, apesar de ser uma obra empregue, através
das fotocópias, por todos os interessados na música tradicional
no país, âmbito em que é conhecida popularmente como «Cancioneiro
de Inzenga»

Cantos e Bailes da Galiza é uma obra inspiradora de peças para
muitos grupos musicais de raiz. É, portanto, um dos alicerces da recuperação
da música tradicional galega, junto com os cancioneiros de Casto Sampedro,
Bal y Gay e Schubarth e Santamarina, que se disponibiliza para o público
agora nesta edição. José Luís d. P. Orjais faz um
completo, mas também divulgativo, estudo crítico sobre a obra
— oferecida numa transcrição literal (partituras incluídas)
nas páginas centrais do volume.

José Inzenga Castellanos (Madrid, 03-VI-1828; Madrid, 29-VI-1891). Compositor
de zarzuela, professor de canto, teórico, pedagogo, é, no entanto,
um grande desconhecido para o público em geral, e só algumas vezes
citado em histórias de zarzuela ou por ter recompilado Cantos y bailes
populares de España, do que faz parte Cantos y bailes de Galicia.

São obras suas as zarzuelas Por seguir a una mujer (1851) e Si yo fuera
Rey (1862), além dos ensaios Algunos apuntes sobre el arte de tocar el
piano (1870) e Impresiones de un artista en Italia (s. a.), entre outras.

José Luís do Pico Orjais nasceu em Ogrove (13-VI-1969) embora
se considere natural da Ilha de Arouça. É professor de primária
no colégio Brea Segade de Taragonha, de Teoria e Método do Folclore
do Conservatório de Música Tradicional e Folque de Lalim e de
Historiografia da Música Tradicional Galega no pós-grau de Especialização
em Música Tradicional organizado pela Universidade de Santiago de Compostela.

Membro fundador do grupo folque Leixaprén, com o qual gravou os discos
Na festa do boi e Gáitropos, faz parte do Colectivo Arma-danças
e da Sociedad Ibérica de Etnomusicología.

Aliás de dar numerosas conferências e cursos por todo o país,
foi director no ano 2000 do Congreso de Antropoloxía Musical de Lalim.
Tem publicado diversos artigos em imprensa e revistas especializadas, sendo
coordenador do monográfico sobre música popular tradicional de
Murguía, Revista Galega de Historia.

Dirigiu a investigação que deu no disco Os Dezas de Moneixas.
As cartas sonoras, da editorial Ouvirmos.


sumário da obra

Estudo preliminar

    i. O contexto histórico de ‘Cantos e Bailes da Galiza’

    ii. Antecedentes do cancioneiro

    iii. ‘Cantos e Bailes da Galiza’


      iii.1. As fontes

      iii.2. O método

      iii.3. Classificação dos cancioneiros sobre a Galiza

      iii.4. Repercussão do cancioneiro de Inzenga em obras posteriores

      iii.5. Repertório de ‘Cantos e Bailes da Galiza’

Quadro cronológico



[transcrição da obra original:]


    • Introdução a ‘Cantos y bailes populares de España’

    • Introdução a ‘Cantos y bailes de Galicia’

    • ‘Descripción é ilustraciones de los cantos y bailes’

    • Partituras

Notas aos textos

Notas às partituras

Índice de primeiros versos

Letras das canções

Glossário de nomes próprios

Bibliografia



Cantos e Bailes da Galiza
José Inzenga

Estudo e edição crítica de José Luís
d. P. Orjais

30 × 23 cm, 180 páginas, impressas a preto e branco. Encadernação
em capa mole, capas em cor, com lapelas de 10 cm. isbn: 84-933890-1-3. Primeira
edição: Maio de 2004.

pvp: 30,00 euros.

Distribuição na Galiza: Consorcio Editorial Galego.

Já à venda nas livrarias galegas e em www.torga.net

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