CONCURSO DE GAITEIROS SOLISTAS EM PORTO

A Acaro, o Gaiteirus.com e os Rolha no Ronco, organizam a primeira edição de um concurso de gaiteiros solistas, a realizar no dia 20 de Novembro deste ano, no Porto.

+INFO. www.gaiteirus.com

Este concurso tem como objectivo principal não só a interpretação da gaita nas duas categorias (galega e transmontana), a sensibilização do público para as diferentes sonoridades dos dois tipos de instrumentos, mas também o convívio entre os diferentes participantes, num encontro de gaiteiros sob a forma de um concurso.

O concurso é original: o objectivo não é estimular a competição entre gaiteiros e embora seja dada atenção, naturalmente, à correcção das técnicas interpretativas (afinação, recursos estilísticos, tempo, correcção das peças tocadas), estas não bastam: o concurso pretende recuperar a figura do Gaiteiro, animador das festas de outrora – e portanto, serão premiados aqueles que para lá do simples virtusiosmo, actuem com alma e saibam despertar as emoções do público. E depois, é claro, tudo acaba por ser um excelente pretexto para juntar os gaiteiros num encontro festivo. Como todos os concursos, existe um júri. Este será composto por duas pessoas, uma Galega e um Português, Maria Xosé Lopez (professora de gaita, Ex-Muxicas e Anamoura, formada na Universidade Popular de Vigo) e Paulo Meirinhos (Galandum Galundaina), ambos reconhecidos pelo seu trabalho no panorama da música tradicional Galega e Transmontana respectivamente. A nota de apreciação não será dada apenas por estes dois músicos, mas também pela plateia que assiste ao concurso. Neste concurso é tão importante a nota relativa à técnica utilizada por cada concorrente, como a marca que este deixa impressa no público. Serão atribuídos dois cabazes tradicionais (com o apoio da câmara de Macedo de Cavaleiros), com produtos da região de Trás-os-Montes, como primeiro prémio, aos vencedores do concurso. Todos os concorrentes obterão um prémio de participação, constituído por uma surpresa e um CD gravado durante o concurso.

Mais informações, inscrições e regulamento em www.gaiteirus.com