Um pouquinho de cinema do brasil no centro social o pichel (santaclara 21)

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO, 20H00

“O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?”, de Bruno Barreto
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestaçons políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luita armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos baixos da ditadura.

TERÇA FEIRA, 20 DE DEZEMBRO, 20H00

“BICHO DE SETE CABEÇAS”, de Lais Bodanzky
Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situaçom entre os dous atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

QUARTA FEIRA, 21 DE DEZEMBRO, 22H00

“ABRIL DESPEDAÇADO”, de Walter Salles (de Central do Brasil)
Em 1910, um jovem de 20 anos passa a receber apoio do pai para se vingar da morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival

QUINTA FEIRA, 22 DE DEZEMBRO, 22H00

“PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO”, de Sandra Werneck
Um jovem casal se conhece por acaso. Apaixona-se e inicia uma relaçom amorosa. À medida que se envolvem, eles questionam a natureza dos seus sentimentos. O filme acompanha, de forma bem-humorada e poética, o itinerário sentimental dos personagens, revelando a paixom através da forma incomum de um dicionário amoroso.

Dossier “Cinema do Brasil”