MOXENAS: A Memória do Som

Moxenas: a Memória do Som
As Edicións do Cumio vão apresentar em Vigo (Galiza) no dia 2 de Dezembro, às 20:00 horas, no salão nobre da Escola de Artes e Ofícios (anterior Universidade Popular de Vigo) o livro-DVD “Moxenas, a Memoria do Son. Vida e obra dun gaiteiro da Comarca de Vigo” do musicólogo Miguel Pérez Lorenzo, sobre o gaiteiro galego Nazario González Iglesias, mais conhecido por “Moxenas”.

Este livro vem acompanhado de um DVD que contém os dados biográficos do Gaiteiro e as suas relações com as principais referências musicais da região de Vigo do seu tempo, como “Os Morenos de Lavadores”, “Os Cruceiros”, “Melitón”, mas também a Banda Xarabal da Universidade Popular, Noitarega, Iván Costa ou mesmo Susana Seivane; o gaiteiro Moxenas foi também um dos fundadores do grupo Muxicas (cujo trabalho é conhecido também em Portugal). Na segunda parte desta obra é destacado o papel de Moxenas como compositor e criador: com mais de 70 peças, (de que se editam as partituras) e gravações, incluíndo fragmentos de entrevistas e mostras da sua técnica interpretativa.

A análise que Miguel Perez Lorenzo faz neste trabalho inclui também todo o contexto musical da região de Vigo, de forma aprofundada e rica.

A apresentação do livro-DVD incluirá a abertura de uma exposição fotográfica dedicada a este gaiteiro e contará com as intervenções de Miguel Pérez Lorenzo (musicólogo, pianista, gaiteiro), Antón Corral (reputado mestre artesão e gaiteiro da Universidade Popular de Vigo) Xavier Groba (musicólogo) e o grupo Noitarega, que interpretará uma parte do repertório de Moxenas.